O toggle recoil é um procedimento, um tipo de correção usado na Quiropraxia, que consiste em disparar um thrust muito veloz e recolher as mãos o mais rápido possível, diferente de outras abordagens que matem a mão firme no local depois do ajuste.

A ideia do toggle recoil é baseada na 3ª lei de Newton, de que toda ação tem uma reação oposta e de igual intensidade, e na observação da Inteligência Inata. Ao disparar o thrust, o quiropraxista tira a vértebra de sua posição estática e subluxada, colocando-a em movimento. A vértebra vai responder empurrando de volta, e se ela encontrar uma barreira nesse retorno (a mão mantida após o thrust) seu reposicionamento será limitado por tal barreira. Com o recolher da mão, o rebote da vértebra é livre, e ela se movimenta quase como uma vibração, permitindo que o próprio corpo, com suas resistências internas e músculos reguladores escolham qual a melhor posição para a vértebra, posição na qual ela não interfere no sistema nervoso e onde o corpo gaste menos energia para mantê-la.

Algumas técnicas usam esse tipo de procedimento para corrigir a subluxação, a mais comumente associada a ele é a Hole In One(HIO), uma das primeiras técnicas de Upper Cervical a se organizar definitiva, com método de análise e correção padronizado.

Nas abordagens de cervical alta, a subluxação é vista como um desalinhamento de C1  ou C2 em relação ao forame magnum, exercendo pressão sobre a medula espinal, e/ou tração sobre os ligamentos denticulados, causando interferência na condução dos impulsos nervosos e prejudicando a comunicação da inteligência Inata com o corpo.

Para avaliar e listar as subluxações, a Toggle Recoil – HIO usa da termografia para avaliar o equilíbrio de temperatura de superfície, controlado pelo sistema nervoso, o raio x para determinar a listagem da subluxação, o leg check para verificar a interferência da subluxação sobre o sistema nervoso e a palpação para determinar parâmetros de antes e depois do ajuste, tanto de posição, movimentação e tônus muscular.